Após a leitura das informações sobre Pedagogia e o curso de
Pedagogia, responda as questões a seguir:
1) Identifique a origem do termo pegagogia?
Pedagogia emana de duas palavras
gregas: pais, paidos, criança; e ego, conduzo,guio. Logo, pedagogia
etimologicamente significa aquele que conduz a criança.segundo
Saviani.(SAVIANI, 1985, p.27). Atualmente,
define-se a Pedagogia como a ciência e a arte de educar.
2) Elabore um resumo sobre as tendências pedagógicas brasileiras
destacando o papel da didática em cada uma delas?
As principais tendências pedagógicas usadas
na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento
pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas, segundo
Libâneo (1990).
As tendências liberais são:Tendências Liberais, no sentido de uma
instigação da sociedade capitalista ou sociedade de classes, que sustenta a
ideia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com as
suas aptidões, aprendendo a viver em harmonia com as normas desse tipo de
sociedade, tendo uma cultura individual. São elas:
·
Tradicional Foi
a primeira a ser instituída no Brasil por motivos históricos. Nesta tendência o
professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos
considerados como verdades absolutas. Há repetição de exercícios com exigência
de memorização.
·
Renovadora Progressiva
- Caracteriza-se por centralizar no aluno, considerado como ser ativo e
curioso. Nesse ritmo o papel da escola é
adequar as necessidades individuais ao meio social. Dispõe da ideia que ele “só
irá aprender fazendo”, valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a
descoberta, o estudo do meio natural e social. Aprender se torna uma atividade
de descoberta, é uma autoaprendizagem. O professor é um facilitador.
·
Renovadora não diretiva (Escola Nova)
– Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil. É um
método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes,
preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.
E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções,
modificando-as. Essa tendência enfatiza os processos de desenvolvimento das
relações e das comunicações, tornando secundária a transmissão de conteúdos .
·
Tecnicista
– Skinner foi o expoente principal dessa corrente psicológica, também
conhecida como behaviorista. Neste método de ensino o aluno é visto como
depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através
de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto
como um especialista na aplicação de manuais; sendo sua prática extremamente
controlada. Articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de
aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra
especializada para o mercado de trabalho.
Na
linha de ensino Progressista vemos como métodos uma análise crítica das realidades sociais,
sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e é uma
tendência que condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo. O
desenvolvimento e popularização da análise marxista da sociedade possibilitou o
desenvolvimento da tendência progressista, que se ramifica em três correntes:
·
Libertadora – Também
conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à
luta e organização de classe do oprimido. Onde, para esse, o saber mais
importante é a de que ele é oprimido, ou seja, ter uma consciência da realidade
em que vive. Além da busca pela transformação social, a condição de se libertar
através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização
de classe. Centraliza-se na discussão de temas sociais e políticos; o professor
coordena atividades e atua juntamente com os alunos.
·
Libertária – Procura
a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário.
Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e
utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância
se for possível seu uso prático. Enfoca a livre expressão, o contexto cultural,
a educação estética. Os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos
pelos alunos e o professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno.
·
"Crítico-social dos conteúdos” ou
"Histórico-Crítica" - Tendência que apareceu no Brasil
nos fins dos anos 70, acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu
confronto com as realidades sociais, é necessário enfatizar o conhecimento
histórico. Prepara o aluno para o mundo adulto, com participação organizada e
ativa na democratização da sociedade; por meio da aquisição de conteúdos e da
socialização. É o mediador entre conteúdos e alunos. O ensino/aprendizagem tem
como centro o aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal
e subjetiva.
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