1)Explique o atomismo lógico de Russell.
O atomismo lógico apresenta o mundo como composto de fatos
atômicos. O mundo surge como uma multiplicidade infinita de elementos separados
que corresponde a átomos lógicos. A lógica oferece as formas padrão do
raciocínio correto e o empirismo oferece premissas, que são proposições
atômicas ou proposições complexas, construídas a partir das primeiras.
2)Quais as teses principais expostas no
Tractatus?
A tese principal do Tractatus é que o pensamento ou
proposição representa projetivamente o mundo. Ou seja, O mundo divide-se em fatos,
porém o próprio fato é divisível, ou seja, tudo que acontece gera fatos
“existência de fatos atômicos” e os fato atômicos por seu turno nos
levam a representação lógica dos fatos que é o pensamento, O pensamento
é a proposição exata. Os fatos atômicos são constituídos por objetos simples que são a
substancia do mundo, logo os fatos atômicos são uma combinação de objetos
simples podendo ser compostos.
3)Explique o que é jogo de linguagem
para Wittgenstein.
A função da linguagem é
descrever a realidade, porque em rigor nada
pode ser dado fora da linguagem. È aquilo que se desmembra e multiplica a linguagem em geral.
Desse modo é a própria linguagem que se divide em diferentes quadriculas de
pragmatismo. Cada jogo de linguagem é parte de uma atividade ou de uma forma de
vida, mas é também ele mesmo a própria forma de viver. Ou seja, o jogo de
linguagem é uma combinação de palavras, de atos, ou de formas de comportamento
que possibilite a compreensão do processo de uso da linguagem em sua
totalidade. Portanto para ele é por meio dos jogos de linguagem que os
indivíduos aprendem na infância a usar certas palavras ou expressões dentro de
um contexto para obter fins.
4)Apresente as idéias fundamentais do
neopositivismo.
É o princípio de verificação, segundo o qual tem sentido
apenas aquilo que podem ser empiricamente constatado, verificado.
5)Discuta como o neopositivismo via a
filosofia.
Com o princípio de verificação, o trabalho filosófico sério
não consistiria mais na construção de teorias metafísicas e sim muito mais na
análise de conceitos e das teorias cientificas.
6)Discuta o falseamento de teorias
proposto por Karl Popper.
Karl Popper recusava o critério de verificação então ele
propõe o critério de falsificabilidade como critério de demarcação entre
ciência e não ciência. Segundo esse pensamento uma teoria pertence à ciência
empírica apenas se puder ser desmentida ou falsificada pelos fatos.
7)Explique a diferença entre as idéias
de Karl Poppper e o neopositivismo.
Os Neopositivistas pretendiam estabelecer uma linha de
demarcação entre as ciências empíricas e as ciências da metafísica, com o
principio da verificação que acredita que uma proposição só tem sentido se elas
podem ser apurada empiricamente. Popper rejeita esse modo de pensar dos
neopositivstas. Dessa maneira ele cria seu próprio critério de demarcação entre
ciência empírica e não-ciência , a falsificabilidade considerando que uma
teoria só pode ser considerada empírica se
puder ser desmentida ou falsificada pelos fatos. Popper discursa que
milhões de confirmações não tornam certa uma teoria, porém um só fato contrário
logicamente a destrói.
8)Explique as idéias polítcas de Popper.
O historicismo
cientista contamina a política com dois pressupostos sinistros: o de que a
evolução histórica pode ser pensada em termos biológicos e o de que a
compreensão dessa evolução se pode fazer em termos indutivistas. São eles que
balizam a concepção claustral da sociedade contra a qual Popper tematizou a
ideia de uma sociedade aberta. Tomando esta posição Popper caracterizou a
sociedade fechada por ser mágica (isto é, incapaz de distinguir as leis humanas
das naturais) autoritária estática e tribal, e definiu a sociedade aberta por
ser laica (isto é, capaz de distinguir entre o que é e o que não é de ordem
convencional ou institucional) crítica, evolutiva e individualista. Mais do que
traços fatuais, trata-se, sobretudo de elementos de dois tipos ideais que
permitem configurar não só dois modelos alternativos de sociedade, mas também
duas orientações bem distintas da ação política.
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