domingo, 11 de agosto de 2013


1)Explique o atomismo lógico de Russell.
O atomismo lógico apresenta o mundo como composto de fatos atômicos. O mundo surge como uma multiplicidade infinita de elementos separados que corresponde a átomos lógicos. A lógica oferece as formas padrão do raciocínio correto e o empirismo oferece premissas, que são proposições atômicas ou proposições complexas, construídas a partir das primeiras.  
2)Quais as teses principais expostas no Tractatus?
A tese principal do Tractatus é que o pensamento ou proposição representa projetivamente o mundo. Ou seja, O mundo divide-se em fatos, porém o próprio fato é divisível, ou seja, tudo que acontece gera fatos “existência de fatos atômicos” e os fato atômicos por seu turno nos levam a representação lógica dos fatos que é o pensamento, O pensamento é a proposição exata. Os fatos atômicos são constituídos por objetos simples que são a substancia do mundo, logo os fatos atômicos são uma combinação de objetos simples podendo ser compostos.     
3)Explique o que é jogo de linguagem para Wittgenstein.
A função da linguagem é descrever a realidade, porque em rigor nada pode ser dado fora da linguagem. È aquilo que se desmembra e multiplica a linguagem em geral. Desse modo é a própria linguagem que se divide em diferentes quadriculas de pragmatismo. Cada jogo de linguagem é parte de uma atividade ou de uma forma de vida, mas é também ele mesmo a própria forma de viver. Ou seja, o jogo de linguagem é uma combinação de palavras, de atos, ou de formas de comportamento que possibilite a compreensão do processo de uso da linguagem em sua totalidade. Portanto para ele é por meio dos jogos de linguagem que os indivíduos aprendem na infância a usar certas palavras ou expressões dentro de um contexto para obter fins.    

4)Apresente as idéias fundamentais do neopositivismo.
É o princípio de verificação, segundo o qual tem sentido apenas aquilo que podem ser empiricamente constatado, verificado. 
5)Discuta como o neopositivismo via a filosofia.
Com o princípio de verificação, o trabalho filosófico sério não consistiria mais na construção de teorias metafísicas e sim muito mais na análise de conceitos e das teorias cientificas. 
6)Discuta o falseamento de teorias proposto por Karl Popper.
Karl Popper recusava o critério de verificação então ele propõe o critério de falsificabilidade como critério de demarcação entre ciência e não ciência. Segundo esse pensamento uma teoria pertence à ciência empírica apenas se puder ser desmentida ou falsificada pelos fatos.
7)Explique a diferença entre as idéias de Karl Poppper e o neopositivismo.
Os Neopositivistas pretendiam estabelecer uma linha de demarcação entre as ciências empíricas e as ciências da metafísica, com o principio da verificação que acredita que uma proposição só tem sentido se elas podem ser apurada empiricamente. Popper rejeita esse modo de pensar dos neopositivstas. Dessa maneira ele cria seu próprio critério de demarcação entre ciência empírica e não-ciência , a falsificabilidade considerando que uma teoria só pode ser considerada empírica se  puder ser desmentida ou falsificada pelos fatos. Popper discursa que milhões de confirmações não tornam certa uma teoria, porém um só fato contrário logicamente a destrói.        
8)Explique as idéias polítcas de Popper.

 O historicismo cientista contamina a política com dois pressupostos sinistros: o de que a evolução histórica pode ser pensada em termos biológicos e o de que a compreensão dessa evolução se pode fazer em termos indutivistas. São eles que balizam a concepção claustral da sociedade contra a qual Popper tematizou a ideia de uma sociedade aberta. Tomando esta posição Popper caracterizou a sociedade fechada por ser mágica (isto é, incapaz de distinguir as leis humanas das naturais) autoritária estática e tribal, e definiu a sociedade aberta por ser laica (isto é, capaz de distinguir entre o que é e o que não é de ordem convencional ou institucional) crítica, evolutiva e individualista. Mais do que traços fatuais, trata-se, sobretudo de elementos de dois tipos ideais que permitem configurar não só dois modelos alternativos de sociedade, mas também duas orientações bem distintas da ação política. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário