domingo, 18 de agosto de 2013

Educação geral e educação escolar


Educação geral e educação escolar


Considerando a educação como um ato ou efeito de educar-se, em todos os sentidos, como desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social como diz Ferreira, podemos entender que a educação refere-se à formação do homem em plenitude, tanto no sentido social quanto no individual.
Desse modo a educação é geral quando nos faz perceber que precisamos ser modelados para uma convivência tanto social, como individual, pois a partir do momento em que o indivíduo se insere ao grupo social e sociedade por meio do recebimento de heranças culturais, a socialização ocorre desde essa inserção.
A educação nesse sentido tem como princípio a transferência cultural, para que as pessoas se adaptem a sociedade, a capacidade de desenvolver suas potencialidades, e como decorrência a evolução da sociedade. 
O processo educativo transcende a formalidade escolar, pois uma criança ao falar as primeiras palavras e dar os primeiros passos já consegue assimilar várias aprendizagens através do contato com o mundo.
No âmbito da educação escolar a educação é vista como formal acontecendo de forma intencional e sistemática numa instituição convencional com o objetivo de atingir a plena formação do aluno.
A educação tem, nesse cenário, papel fundamental, sendo a escola o espaço no qual se deve favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências, ou seja, a possibilidade de apreensão do conhecimento historicamente produzido pela humanidade e de sua utilização no exercício efetivo da cidadania.
Levantando um olhar critico sobre a educação brasileira podemos perceber que a educação tem passado por inúmeras mudanças, levando sempre com o intuito de melhorias, porém o sistema ainda é ineficiente como comprovam pesquisas onde a educação brasileira está abaixo da média mundial. 
Conforme o Jornal Hoje, o Brasil está entre as três nações que mais evoluíram na educação, nos últimos nove anos, mesmo assim Aparece em quinquagésimo terceiro lugar. A média brasileira foi de 401 pontos. A média geral dos 65 países do Pisa chegou a 496.

Nesse cenário a educação tem que melhorar e muito, para chegar a um nível de orgulho para os brasileiros. Educação é transmissão, Albert Einstein disse: “A Educação é o que sobra depois de ter esquecido tudo o que se aprendeu na escola”. (citado por Seber, pág.09 /1996). Por isso devemos estar atentos às oportunidades que a educação brasileira nos oferece, devemos “enxergar o mundo com os olhos de uma Águia. Veja por vários ângulos a Educação. Entenda que somos criadores e vítimas do sistema social que valoriza o TER e não o SER, a ESTÉTICA e não o CONTEÚDO, o CONSUMO e não as IDÉIAS” (Cury, pág. 65,2003). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário