segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Eu aprendi...


Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.
(Boa noite , Amor )
William Shakespeare

domingo, 18 de dezembro de 2011

Filosofar é preciso!!!!!: Resumo do livro: Introdução a metodologia científi...

Filosofar é preciso!!!!!: Resumo do livro: Introdução a metodologia científi...: VALCARENGHI, Emerson Carlo. Introdução à Metodologia Científica , Teresina: UFPI/UAPI, 2008. UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ - UAPI U...

Resumo do livro: Introdução a metodologia científica (IMC)


VALCARENGHI, Emerson Carlo. Introdução à Metodologia Científica, Teresina: UFPI/UAPI, 2008.


UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ - UAPI
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD
CURSO: LICENCIATURA EM FILOSOFIA


 ALUNA: MARIA DE LOURDES MENEZES DO NASCIMENTO

 

Resumo do livro:
Introdução a metodologia científica (IMC)


Na unidade III, Valcarenghi fala sobre o período humanista no qual a discussão, não é, mas, a physis e, sim o homem. Iniciando-se assim com o movimento sofista, os quais eram considerados “Charlatães”, pois, cobravam dinheiro para ensinar. Sócrates, em contrapartida, contemporâneo aos sofistas, era implacável com esse método, pois, para ele a sabedoria é algo a ser conquistado gratuitamente. Os sofistas embora formassem um movimento, no entanto, cada um deles tinha objetivos e métodos diferenciados. Contudo, o que eles objetivavam era a arte de falar bem, pois a arte dos sofistas baseava-se na retórica que quer dizer a arte de falar bem e da persuasão pela palavra. É nessa perspectiva que aparece no cenário grego dois dos maiores sofistas dessa época, chamados Protágoras e Górgias.
Protágoras era considerado o sofista mais famoso daquela época, Ele acreditava que valores absolutos não existiam, por isso era possível construir dois argumentos contrários sobre o mesmo tema. Ele foi considerado o sofista mais hábil, pois, ele ensinava os alunos a transformar um argumento fraco em forte. Dessa maneira ele pregava o relativismo, pois em sua opinião o homem é a medida de todas as coisas. Ele acreditava na possibilidade de construir dois argumentos um a favor e outro contra.  
Górgias seguiu o mesmo caminho de Protágoras. No entanto ele radicaliza demais ao negar a existência de qualquer ser. Três são os aspectos fundamentais para a defesa de seu pensamento.
·         O ser não existe; existe o nada.
·         Se o ser existisse não poderia ser pensado ou conhecido, pois só é possível conhecer ou pensar sobre aquilo que existe.
·         Mesmo se pudéssemos conhecê-lo, ainda assim o ser seria inexprimível, não poderíamos comunicá-lo a ninguém.
A Sofística foi um movimento importante na história da humanidade, pois graças a ela foi levantado inúmeras questões em torno do que é meramente humano com base teóricas. Como conseqüência dessas especulações surge à filosofia de Sócrates que gira em tono do homem. Para Sócrates, entender o homem é desvendar a sua alma, pois essa é a sua essência. A alma é a forma do homem e a forma do homem é a sua racionalidade isto que nos diferencia dos outros seres. Seu grande ensinamento é conhecer a si mesmo para que possamos cuidar mais da alma do que do corpo, pois a alma é a instância de ligação entre o homem e o divino. Para se diferenciar dos sofistas ele tinha uma grande ensinamento pra seus alunos “Só sei que nada sei” e dessa forma acreditava que o filosofo é aquele que nunca está satisfeito com o que sabe, pois ele está sempre buscando o saber de forma incessante.
Palavras-chaves: Sofistas, Sócrates, Protágoras, Górgias

sábado, 17 de dezembro de 2011

Resumo da unidade I do livro: Livro de Lógica


ALBUQUERQUE, Nelson de Araújo Neto. Livro de Lógica, Teresina: UFPI/UAPI, 2008.



   MARIA DE LOURDES MENEZES DO NASCIMENTO 

Resumo da unidade I do livro:
Livro de Lógica


Nesta primeira unidade o autor visa apresentar os principais conceitos de lógica, os princípios da lógica e as teorias da verdade. A lógica é entendida hoje como o estudo dos argumentos corretos. Lógica é a ciência das leis do pensamento e a arte de aplicá-los à pesquisa e à demonstração da verdade. Digo que a lógica é uma ciência porque constitui um sistema de conhecimentos certos, baseados em princípios universais. Para avaliarmos um conceito lógico devemos considerar sua extensão e sua compreensão. A idéia de verdade é muito complexa, razão pela qual surgiu quatro grandes teorias da verdade, são elas: Teoria da Verdade por Correspondência, a Teoria da Verdade, por Coerência, Teoria Convencional da Verdade e a Teoria Pragmática da Verdade.
Aristóteles defendia a Teoria da verdade por Correspondência, no livro Metafísica, Aristóteles diz: “Verdade é dizer daquilo que é, é, e daquilo que não é, não é. Falso é dizer daquilo que é, não é, e daquilo que não é, é”.
Os adeptos da Teoria Pragmática dizem que uma proposição é verdadeira se o que estar sendo dito na proposição pode ser confirmado na prática.
Os defensores da Teoria da Verdade por Coerência afirmam que uma proposição é verdadeira se o que ela diz mantém coerência com outras proposições as quais está intimamente ligada.
Segundo os adeptos da Teoria da Verdade Convencional, afirmam que a verdade de uma proposição é estabelecida por convenção.
Segundo o autor foi Aristóteles que forneceu os Princípios básicos da Lógica, que são:
·         Princípio da Identidade
·         Princípio da não contradição
·         Princípio do terceiro excluído
O autor acredita em mais dois princípios:
·         Princípio da Tríplice Identidade
·         Princípio da Razão Suficiente

Palavras-chaves: Teorias da verdade, Princípios da Lógica, Conceitos da Lógica.   

O pensamento é a grandeza do homem.
                  Pascal

Importância do uso das ferramentas do Ambiente Moodle


   HÁ INÚMERAS FORMAS E TIPOS DE EDUCAÇÃO VIRTUAL, CADA QUAL COM A SUA COMPLEXIDADE. DIANTE DISSO O PRINCIPAL RECURSO A SER UTILIZADO PARA ENCONTROS A DISTÂNCIA SERÁ O AMBIENTE VIRTUAL DE EDUCAÇÃO, MOODLE, ESTE AMBIENTE UTILIZAR-SE-Á DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO COMO CHATS, CORREIO ELETRONICOS E FÓRUNS DE DISCUSSÃO FAVORECENDO A INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS, PROMOVENDO UM DIFERENCIAL: APRENDER EM COLABORAÇÃO EM AMBIENTE ON-LINE BASEANDO-SE NUMA FILOSOFIA DE CONSTRUTIVISMO SOCIAL.
UTILIZAREMOS RECURSOS DE:

1. INTERÇÃO 
LIÇÃO, QUETIONÁRIOS, SCORM, GLOSSÁRIOS, TAREFAS E DIÁRIOS. 

2. COLABORAÇÃO 
FÓRUNS, TALLERS E WIKIS. 

 CORROBORANDO COM O DITO ACIMA É RELEVANTE O FATO EM QUE TODA FILOSOFIA DESTE SOFTWARE É CONSTRUTIVISTA PROPAGANDO SEMPRE O INTERACIONISMO ENTRE OS DISCENTES, PROMOVENDO SERES HUMANOS CRÍTICOS.