sábado, 17 de dezembro de 2011

Resumo da unidade I do livro: Livro de Lógica


ALBUQUERQUE, Nelson de Araújo Neto. Livro de Lógica, Teresina: UFPI/UAPI, 2008.



   MARIA DE LOURDES MENEZES DO NASCIMENTO 

Resumo da unidade I do livro:
Livro de Lógica


Nesta primeira unidade o autor visa apresentar os principais conceitos de lógica, os princípios da lógica e as teorias da verdade. A lógica é entendida hoje como o estudo dos argumentos corretos. Lógica é a ciência das leis do pensamento e a arte de aplicá-los à pesquisa e à demonstração da verdade. Digo que a lógica é uma ciência porque constitui um sistema de conhecimentos certos, baseados em princípios universais. Para avaliarmos um conceito lógico devemos considerar sua extensão e sua compreensão. A idéia de verdade é muito complexa, razão pela qual surgiu quatro grandes teorias da verdade, são elas: Teoria da Verdade por Correspondência, a Teoria da Verdade, por Coerência, Teoria Convencional da Verdade e a Teoria Pragmática da Verdade.
Aristóteles defendia a Teoria da verdade por Correspondência, no livro Metafísica, Aristóteles diz: “Verdade é dizer daquilo que é, é, e daquilo que não é, não é. Falso é dizer daquilo que é, não é, e daquilo que não é, é”.
Os adeptos da Teoria Pragmática dizem que uma proposição é verdadeira se o que estar sendo dito na proposição pode ser confirmado na prática.
Os defensores da Teoria da Verdade por Coerência afirmam que uma proposição é verdadeira se o que ela diz mantém coerência com outras proposições as quais está intimamente ligada.
Segundo os adeptos da Teoria da Verdade Convencional, afirmam que a verdade de uma proposição é estabelecida por convenção.
Segundo o autor foi Aristóteles que forneceu os Princípios básicos da Lógica, que são:
·         Princípio da Identidade
·         Princípio da não contradição
·         Princípio do terceiro excluído
O autor acredita em mais dois princípios:
·         Princípio da Tríplice Identidade
·         Princípio da Razão Suficiente

Palavras-chaves: Teorias da verdade, Princípios da Lógica, Conceitos da Lógica.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário