sexta-feira, 31 de agosto de 2012


1 - Caracterize o modelo de Ensino para Mestria segundo Bloom.
Avaliação Formativa- Realiza-se durante o ensino e incide sobre um número reduzido de objetivos educacionais. Os resultados obtidos servem ao professor para corrigir estratégias, identificar dificuldades de aprendizagem e introduzir mecanismos de remediação.
Avaliação Criterial- Somativa determina a capacidade do aluno para atingir o padrão de desempenho estabelecido pelo professor. 
Avaliação de Desempenho- Critério de proficiência estabelece os índices de realização escolar implica no domínio total dos materiais lecionados.
Segundo Bloom o modelo para a mestria possui um conjunto de características próprias que o distinguem dos restantes modelos comportamentalistas. Cada aluno progride à medida do seu ritmo.
2 - Discuta as diferenças entre o processo avaliativo defendido pela Escola Tecnicista e o processo avaliativo da Escola Libertadora.
Escola Tecnicista- O professor era o executor do planejamento. Os alunos passavam por uma avaliação prévia, para que o professor pudesse estabelecer Pré-requisitos para atingir os objetivos formulados era de acordo com a ideologia do regime militar e político. O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, é o técnico responsável pela eficiência do ensino. O aluno é um ser fragmentado, espectador que está sendo preparado para o mercado de trabalho para "aprender a fazer".
Escola Libertadora ou Progressista- Está voltada para o domínio crítico dos conteúdos, a formação da cidadania e a transformação da realidade. O professor surge como autoridade competente que conduz o processo de ensino-aprendizagem, valorizando o ensino crítico dos conteúdos como meio de instrumentalização do aluno para uma prática social transformadora. Baseada no diálogo, no debate e na reflexão.   
  
3 - Pesquise e escreva um texto expondo suas principais impressões sobre o panorama histórico da avaliação da aprendizagem escolar no Brasil.  
 Considerando-se a avaliação como um processo, veremos os acontecimentos dinâmicos, em evolução, sempre em continuas mudanças. Através do tempo, são verificados as principais tendências e desenvolvimento do processo avaliativo em diferentes fases históricas.
Em meados dos séculos XVI e XVII, no Brasil predominava a pedagogia jesuística, com influência barroca e de característica expositiva, com leitura de textos, exercícios de memorização e concorrência oral. Predominavam a gramática, filosofia, lógica e teologia, como componentes curriculares.
A avaliação no ensino jesuítico tinha a função de disciplinar os alunos. Uma avaliação elitista, pois a educação era diferenciada para a elite e para as classes populares. Possuía caráter tradicional, se preocupava com o ensino geral memorizado e repetitivo, não estabelecendo uma relação com a vida dos alunos.
A avaliação no Império era muito carente, pois havia poucas escolas e ainda não havia práticas avaliativas sistematizadas; contudo, iniciavam-se, nas chamadas Escolas Normais, a formação dos professores para atuarem nas escolas primárias.
No período republicano iniciava-se um ensino sistemático e contínuo. Sua avaliação se dava por notas. O aluno era submetido a provas orais, escritas e práticas.  Veremos agora uma tabela das principais tendências de ensino:
Tendência
Método
Professor
Aluno
Tradicional
A matéria de ensino era tratada isoladamente, isto é desvinculada dos interesses dos alunos e da sociedade. Ele visa medir a quantidade de conhecimentos assimilados pelos alunos.  
Transmissor do conhecimento 
Passivo, receptor de conteúdos
Escola Nova
Considera os aspectos internos e subjetivos na formação do aluno, valorizando a liberdade e a criatividade.
Assume o papel de facilitador. Aquele que ajuda o aluno a aprender.
Aquele que é capaz de reflexão
Escola Tecnicista
Os objetivos eram pautados de acordo com a ideologia militar, político e econômico.
Executor do planejamento
É formado para o mercado de trabalho.  
Escola Libertadora ou Progressista
A avaliação está voltada para o domínio crítico dos conteúdos, a formação da cidadania e a transformação da realidade
Autoridade que conduz o processo de ensino
É estimulado a estudar devendo dominar criticamente os conteúdos curriculares

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