1 - Caracterize o modelo de Ensino para Mestria
segundo Bloom.
Avaliação
Formativa- Realiza-se durante o ensino e incide sobre um número reduzido de
objetivos educacionais. Os resultados obtidos servem ao professor para corrigir
estratégias, identificar dificuldades de aprendizagem e introduzir mecanismos
de remediação.
Avaliação
Criterial- Somativa determina a capacidade do aluno para atingir o padrão de
desempenho estabelecido pelo professor.
Avaliação
de Desempenho- Critério de proficiência estabelece os índices de realização
escolar implica no domínio total dos materiais lecionados.
Segundo
Bloom o modelo para a mestria possui um conjunto de características próprias
que o distinguem dos restantes modelos comportamentalistas. Cada aluno progride
à medida do seu ritmo.
2 - Discuta as diferenças entre o processo
avaliativo defendido pela Escola Tecnicista e o processo avaliativo da Escola
Libertadora.
Escola Tecnicista- O
professor era o executor do planejamento. Os alunos passavam por uma avaliação
prévia, para que o professor pudesse estabelecer Pré-requisitos para atingir os
objetivos formulados era de acordo com a ideologia do regime militar e
político. O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o
aluno, é o técnico responsável pela eficiência do ensino. O aluno é um ser
fragmentado, espectador que está sendo preparado para o mercado de trabalho
para "aprender a fazer".
Escola Libertadora ou Progressista- Está voltada para o domínio crítico dos conteúdos, a formação da
cidadania e a transformação da realidade. O professor surge como autoridade
competente que conduz o processo de ensino-aprendizagem, valorizando o ensino
crítico dos conteúdos como meio de instrumentalização do aluno para uma prática
social transformadora. Baseada no diálogo, no debate e na reflexão.
3 - Pesquise e escreva um texto expondo suas
principais impressões sobre o panorama histórico da avaliação da aprendizagem
escolar no Brasil.
Considerando-se a avaliação como um processo,
veremos os acontecimentos dinâmicos, em evolução, sempre em continuas mudanças. Através do tempo, são verificados as principais
tendências e desenvolvimento do processo avaliativo em diferentes fases
históricas.
Em
meados dos séculos XVI e XVII, no Brasil predominava a pedagogia jesuística,
com influência barroca e de característica expositiva, com leitura de textos,
exercícios de memorização e concorrência oral. Predominavam a gramática,
filosofia, lógica e teologia, como componentes curriculares.
A avaliação no ensino
jesuítico tinha a função de disciplinar os alunos. Uma avaliação elitista, pois
a
educação era diferenciada para a elite e para as classes populares. Possuía
caráter tradicional, se preocupava com o ensino geral memorizado e repetitivo,
não estabelecendo uma relação com a vida dos alunos.
A avaliação no
Império era muito carente, pois havia poucas escolas e ainda não havia práticas
avaliativas sistematizadas; contudo, iniciavam-se, nas chamadas Escolas
Normais, a formação dos professores para atuarem nas escolas primárias.
No período
republicano iniciava-se um ensino sistemático e contínuo. Sua avaliação se dava
por notas. O aluno era submetido a provas orais, escritas e práticas. Veremos agora uma tabela das principais
tendências de ensino:
|
Tendência
|
Método
|
Professor
|
Aluno
|
|
Tradicional
|
A matéria de ensino era tratada isoladamente, isto é
desvinculada dos interesses dos alunos e da sociedade. Ele visa medir a
quantidade de conhecimentos assimilados pelos alunos.
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Transmissor do conhecimento
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Passivo, receptor de conteúdos
|
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Escola Nova
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Considera os aspectos internos e subjetivos na formação do
aluno, valorizando a liberdade e a criatividade.
|
Assume o papel de facilitador. Aquele que ajuda o aluno a
aprender.
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Aquele que é capaz de reflexão
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Escola Tecnicista
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Os objetivos eram pautados de acordo com a ideologia militar,
político e econômico.
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Executor do planejamento
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É formado para o mercado de trabalho.
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Escola Libertadora
ou Progressista
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A avaliação está voltada para o domínio crítico dos conteúdos,
a formação da cidadania e a transformação da realidade
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Autoridade que conduz o processo de ensino
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É estimulado a estudar devendo dominar criticamente os
conteúdos curriculares
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